3 DICAS DE LUZES PARA PISCINAS
Seja em casas, clubes ou condomínios, a piscina é um item arquitetônico que ganha cada vez mais destaque nos projetos. Por isso, ao construir ou reformar piscinas, diversos aspectos devem ser levados em conta. Revestimento, tamanho, profundidade, formato são apenas alguns deles. No entanto, há um aspecto que, apesar de fazer toda a diferença, muitas vezes é negligenciado: a iluminação da piscina.
Diferente do que se pode pensar, a iluminação de piscinas tem um preço bastante razoável quando comparado ao clima que traz ao projeto arquotetônico, sendo capaz não apenas de destacá-la, mas a integrar e deixar em harmonia com o restante do projeto. Na sequência, listaremos 3 dicas de luzes para piscina para que você fique informado e possa tomar a melhor decisão no momento da escolha para seu projeto.
Lâmpada dicróica halógena
Apesar do nome complicado, este tipo de lâmpada é o modelo mais clássico quando o assunto é iluminação de piscinas, e isso de deve a uma série de fatores. O primeiro deles fica por conta do índice de reprodução de cor (IRC), que quase alcança o valor máximo, 100%. Isso significa que a qualidade de reprodução das cores deste tipo de lâmpada é bastante alto, não mudando a cor e distorcendo objetos, algo que deve ser levado em conta em todo projeto de iluminação de piscinas devido ao fator segurança.
Além disso, ela possui um brilho bastante característico e produz sombra, o que causa um efeito bastante interessante nos projetos, permitindo destacar o que deve ser visto (pontos focais) e esconder aquilo que não tem muito interesse. Apesar dessas vantagens, este tipo de lâmpada possui baixa eficiência energética, o que significa que seu consumo de energia é alto. Além disso, quando comparada a outras lâmpadas existentes no mercado, possui vida útil reduzida.
LED
O LED está caindo cada vez mais no gosto do público, e motivos não faltam para isso. Quando falamos especificamente em acessórios para piscinas, essas vantagens também são inúmeras. A primeira delas (e a mais atrativa) é sua alta eficiência energética, ou seja, ela apresenta baixo consumo de energia, além de ter uma vida útil enorme, em alguns casos funcionando perfeitamente por mais de 8 anos. No quesito segurança, sua principal vantagem é não apresentar risco de choque.
No entanto, apresenta preço bastante elevado, e devido ao seu IRC baixo, pode distorcer a forma e cor dos objetos que ilumina.
Fibra ótica
Este é o tipo de iluminação para piscinas mais moderno e tecnológico do mercado. Entre suas vantagens destacam-se sua lata performance de iluminação, já que com poucos pontos de luz e possível iluminar grandes espaços com qualidade superior ao LED e a Lâmpada dicróica halógena; sua alta eficiência energética, consumindo pouquíssima energia; a rapidez e praticidade na instalação; e sua versatilidade, uma vez que é possível mudar a cor da iluminação de forma simples e rápida.
Sua desvantagem fica por seu alto custo, pois é um sistema pioneiro e ainda pouco utilizado no Brasil.
Portanto, os três tipos de luzes para piscina expostos acima são os mais recomendados quando o assunto é acessórios piscina. Cabe a você avaliar as opções e escolher a mais adequada para seu bolso e suas necessidades.