Quem deseja ter uma piscina em casa, é preciso estar atento a algumas dicas de segurança tanto para adultos quanto (e principalmente) para crianças. Acidentes podem acontecer tanto na parte interna da piscina quanto na parte externa, por isso que algumas medidas protetivas devem ser tomadas, afinal apenas um descuido poderá ser fatal. Segundo estimativas, a segunda causa de morte acidental de crianças (aquelas que tenham menos de 14 anos de idade) nos EUA. Em nível mundial, estima-se que o afogamento esteja na quinta colocação de causas de morte entre crianças de 1 a 14 anos de idade em mais de 85 países. Nenhuns desses dados fogem de forma absurda a dados nacionais: aqui, a colocação é de segundo lugar para crianças entre 1 e 9 anos. Por esse motivo, temos que fazer um trabalho preventivo não só para as piscinas que temos em casa, como as de fora também. São medidas simples, que podem fazer a diferença quando o objetivo é a prevenção de mortes acidentais daqueles que amamos. Veja uma lista de medidas que você pode tomar:
1- Utilize grades de proteção para poder fazer um cercado em volta da sua piscina. Procure utilizar uma que tenha, pelo menos, 1,20m. Mantenha essas grandes sempre trancadas para que as crianças não tenham acesso facilmente, a menos que um adulto permita.
2- Evite correr em volta das beiradas da piscina, principalmente porque o piso está sempre escorregadio. Fora isso, utilize as escadas para sair da piscina. Sempre!
3- Não faça brincadeiras violentas na piscina, como lutinhas ou cavalinhos. Dessa forma, conseguimos evitar acidentes: alguém poderia bater a cabeça e se afogar. Por isso, use apenas a piscina para diversão sadia.
4- Deixe claro para seus filhos o quão perigoso é ele nadar sem companhia e que ele só pode entrar na água quando estiver acompanhado pro um adulto. Ensine também que as brincadeiras como empurrar o amiguinho pode ser perigoso. Peça para que ele sempre te comunique o desejo de ir à piscina e nunca tente ir sozinho.
5- Não mergulhe de cabeça em piscinas rasas! Isso poderá te machucar seriamente, além de fazer com que você colida com outras pessoas que já estejam dentro dela.
6- Se você fizer ingestão de bebidas alcoólicas, não nade. Quando estamos sob o efeito do álcool, nossos reflexos e movimentos se tornam mais lentos e por tal, você poderá correr perigo. O maior número de mortes por afogamento entre adultos se dá através da ingestão alcoólica.
7- Mantenha a sua piscina sempre limpa e agradável, evitando proliferações de doenças e larvas de mosquitos como o que propaga o Zika Vírus ou a Dengue. Quando for mergulhar, passe uma ducha no corpo antes e nunca entre com bebidas ou comidas na piscina.
8- Um dos maiores incidentes se dá através do rolo de sucção. Para isso, se você tiver cabelos cumpridos, prenda-os ou utilize uma touca. Dessa forma conseguimos evitar que eles fiquem presos no fundo da piscina.
9- Atenção: sem a grade do ralo de fundo o mergulho de torna muito perigoso. Não nade! Verifique periodicamente se ela está mal encaixada ou quebrada. Fique atento.
10 – Cuidado com utensílios e azulejos quebrados na piscina. Eles podem causar cortes e ferimentos graves.